O que é a embolização da próstata?
A embolização é um procedimento médico vascular que tem o objetivo de fechar o fluxo sanguíneo das artérias de um órgão, neste caso, a próstata, usando substâncias que obstruem esse fluxo, como se fossem rolhas. Ao longo do tempo, a próstata diminui de tamanho devido à falta de suprimento sanguíneo. E o que é importante saber sobre a embolização da próstata?
Primeiro, a embolização da próstata é um tratamento seguro. É um tratamento que passou por avaliação rigorosa de segurança no Brasil, onde temos centros de referência para esse procedimento. Também é estudado em outros países como Portugal e Estados Unidos.
A embolização pode ser recomendada em situações específicas para homens com hiperplasia prostática (aumento benigno da próstata). No entanto, é importante mencionar que esse tratamento ainda não possui um amplo respaldo científico em comparação com tratamentos mais tradicionais, como a ressecção transuretral da próstata (RTU). Portanto, a embolização da próstata é uma alternativa menos invasiva, porém menos eficaz a longo prazo quando comparada aos tratamentos cirúrgicos tradicionais.
A escolha em fazer a embolização deve ser tomada considerando a situação clínica do paciente e pode ser indicada em casos intermediários, onde não é necessária uma cirurgia, mas os medicamentos não são eficazes o suficiente.
A embolização da próstata é realizada através de um cateterismo na região da virilha, requer um ambiente hospitalar e uma equipe técnica treinada. A maioria dos pacientes ficam em observação por menos de 24 horas.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: