Cirurgia da Próstata a Laser

 

HOLEP

A situação mais comum da próstata é seu crescimento benigno, chamado de hiperplasia, que ocorre em metade dos homens acima de 60 anos. Esse crescimento pode levar dificuldade para os homens urinar, pois o aumento da próstata comprime a bexiga e uretra.

O tratamento cirúrgico clássico é chamado de ressecção endoscópica pela uretra (RTU), utilizando energia elétrica e “raspando” a próstata para reabrir o caminho da urina.
Com a evolução tecnológica, uma das ótimas opções cirúrgicas é a enucleação da próstata com laser Holmium (HOLEP). Possivelmente a técnica mais efetiva no mundo, consegue tratar por endoscopia próstatas de qualquer tamanho. Nos casos de prótatas grandes, acima de 80 gramas, o HOLEP é superior ao laser Greenlight, pois reduz a chance de novo crescimento ao longo dos anos, sendo considerado uma cirurgia “definitiva”.

A técnica remove toda a região do crescimento prostático, evitando assim recorrências futuras. O laser de Holmium permite a coagulação dos vasos sanguíneos durante o procedimento, reduzindo o sangramento durante a cirurgia e no período pós cirúrgico.

1

Menor tempo de internação hospitalar

2

Retorno mais rápido às atividades diárias

3

Menos tempo utilizando sonda após cirurgia

4

Menor perda
de sangue

Nesse vídeo explico sobre a enucleação à Laser da próstata:

 

GREENLIGHT LASER

Outro moderno tratamento cirúrgico para aumento benigno da próstata é a vaporização com laser verde ou “green laser”.

Este tratamento possui especial indicação nos homens que utilizam medicações anticoagulantes, sem a necessidade de interromper o uso antes da cirurgia.

A vaporização com laser verde permite rápida recuperação, com menor tempo de internação hospitalar e menor tempo do uso de sonda.

Em próstatas grandes, acima de 80 gramas, este tratamento pode ser inferior ao HOLEP e a cirurgia robótica.