Câncer de próstata

A biópsia pode espalhar o câncer?

 

Quando os homens precisam fazer uma biópsia de próstata, sempre surge uma dúvida: a biópsia pode espalhar o câncer? 

 Para começar, primeiro precisamos entender o que é biópsia.

As biópsias do nosso corpo são exames que, com uma agulha bastante fina, chegam até a região do órgão e retiram pequenos fragmentos que são encaminhados para os patologistas.

Estes olham esses pedacinhos no microscópio para dizer se essa pessoa tem células de câncer nesse órgão, no caso a próstata. 

A grande dúvida, e infelizmente temos muita  má informação aqui na internet, é que a biópsia possa espalhar as células de câncer ao caírem na corrente sanguínea.

Na  verdade  isso não acontece!

Não é uma preocupação que os homens com suspeita de câncer de próstata devam ter como também,  extrapolando essa informação, não é uma preocupação que as mulheres com nódulos no seio precisam ter quando vão fazer biópsia. 

Já temos muitos estudos na Medicina sobre possíveis malefícios das biópsias, e  não temos nenhuma comprovação de que o câncer possa se espalhar. 

Para finalizar, o que pode fazer um câncer de próstata se espalhar e outros não? Isso depende do comportamento biológico do tumor, ou seja, da agressividade desse tumor.

Tumores de próstata que não são tão agressivos, que são iniciais, eles não vão se espalhar, independente da biópsia ou não.

Assim como tumores muito agressivos, eles têm um potencial biológico das células saírem da próstata, irem para a corrente sanguínea, circular pelo corpo, e eventualmente implantar em outras regiões, como nos ossos.

Quer saber mais sobre o assunto?

Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube:

Posts similares