cancer de prostata

Gotejamento após urinar

Me diga se isso parece familiar! Você vai até o banheiro, esvazia a bexiga e quando você fecha o zíper da calça, nos próximos minutos você sente que escapa e goteja urina na sua cueca. Uma situação desagradável e que pode incomodar muito os homens. 

O que habitualmente é esperado, é que os homens urinem com boa vazão, um bom escoamento e um  jato adequado.  E ao final de urinar, que os homens sintam satisfeito a impressão de que toda a bexiga foi esvaziada. Os homens enxugam a ponta do pênis e vestem a roupa.  Contudo, em alguns casos, pode  acontecer escapes ao final de urinar,  quando os homens já estão vestidos.

E o que que isso pode representar? Quais são os principais motivos para isso acontecer? Nós sabemos na literatura médica que isso acontece entre 5 e 40% dos homens, dependendo da idade e de alguns outros fatores.  Na prática, acredito que seja mais do que 5% dos homens. Basicamente são 3 causas para que os gotejamentos terminais ou pós miccionais possam ocorrer:

A causa número 1 é quando no canal da urina (uretra), existe um estreitamento, uma redução de calibre, que faz com que sobre ou fique resíduo de urina para trás desse estreitamento. A gente chama isso de estenose uretral ou estreitamento da uretra e nessas situações os homens devem buscar tratamento.

A situação número 2, é quando a próstata cresce de volume e aí pode acontecer um represamento de urina entre o esfíncter externo, onde fecha a válvula após a próstata e o esfíncter urinário interno no colo da bexiga. Então, nesse meio do caminho, na uretra prostática, pode acontecer acúmulo de urina e esses gotejamentos ou esses vazamentos retardados,  podem acabar acontecendo em homens com crescimento benigno da próstata.

E, por fim, terceira situação que nós chamamos de idiopática. Não se define bem uma causa, mas a suspeita é que exista alguma alteração na estrutura muscular da região pélvica e perineal. Isso pode acontecer por conta da idade ou por conta de uma situação neurológica, os músculos que ajudam a empurrar a urina, os músculos bulbocavernoso e  isquiocavernoso, podem estar mais fracos e podem gerar essa situação de gotejamento pós miccional ou terminal. 

E o que os homens podem fazer?

No primeiro caso, o estreitamento do canal, os homens devem buscar médicos, urologistas e especialistas em reconstrução, especialistas em uretra.

No segundo caso, quando a próstata está aumentada, os homens devem procurar urologistas especializados em doenças da próstata que possam, tratar e ajudar nessa situação. 

E no terceiro caso, os homens podem fazer alguns exercícios em casa ou também com a ajuda de profissionais de fisioterapia. Existem exercícios simples, chamados de Kiegel, que são fortalecimentos da região muscular. Os homens conseguem fazer isso em casa. 

A primeira possibilidade é que os homens simulem  a contração anal, apertar o ânus, contar até 5 e relaxar mais 5 segundos. Isso pode ser feito repetidas vezes.  O segundo exercício de Kiegel que pode ser feito em casa é os  homens imaginarem que estão fazendo força com o abdômen para levantar o pênis para elevar o pênis e contam até 5 segundos, e em seguida relaxam. Esse exercício pode ajudar em situações que são de causas musculares. Claro que é muito importante também buscar um fisioterapeuta pélvico, um fisioterapeuta especializado em  assoalho pélvico.

Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube:

 

Posts similares