O aumento benigno da próstata.
O aumento benigno da próstata, também conhecida como hiperplasia benigna da próstata é uma condição do envelhecimento dos homens ou é uma doença?
Essa é uma dúvida bastante importante, devido a alta prevalência da hiperplasia prostática. Após os 50 anos de idade, 40% dos homens têm a próstata acima de 30 gramas. E após os 80 anos, quase 90% dos homens possuem a próstata aumentada.
Sim, a hiperplasia prostática é uma condição da idade!
Mas quando a hiperplasia da próstata pode se transformar em uma doença?
Quando os homens começam a se incomodar com seu padrão urinário, atrapalhando sua qualidade de vida. E nesses casos os homens devem ser tratados, com medicamentos, procedimentos minimamente invasivos ou cirurgias.
Além disso, existe uma preocupação com a saúde da bexiga dos homens com a próstata aumentada. A bexiga é um órgão do aparelho urinário que possui duas funções: armazenamento e esvaziamento da urina. Através da sua musculatura, chamada detrusor, a bexiga consegue contrair e “empurrar” a urina para fora do nosso corpo, no ato de urinar. Porém quando a próstata está aumentada de tamanho, a resistência do esvaziamento se torna maior, já que a próstata está na saída da bexiga.
E com isso, a bexiga precisa fazer mais força para vencer a barreira da próstata. Esse mecanismo a médio/longo prazo pode gerar a chamada bexiga de esforço, e trazer queixas urinárias importantes aos homens.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: