Ejaculação e orgasmo. É a mesma coisa?
Ejaculação e orgasmo são a mesma coisa? O que a ejaculação e o orgasmo têm a ver com a próstata?
Nesse texto vamos falar sobre um tema que gera muitas dúvidas: a relação entre ejaculação e orgasmo. Isso é relevante quando os homens passam por tratamentos para a próstata, sejam eles com medicamentos, tratamentos minimamente invasivos ou cirurgias, pois esses tratamentos podem afetar a ejaculação.
Ejaculação é o ato da saída do líquido espermático (esperma) que é produzido na próstata. Isso ocorre no momento do prazer, durante o orgasmo. O orgasmo, por sua vez, é a sensação de prazer que as pessoas experimentam no clímax de uma relação sexual. Portanto, a ejaculação e o orgasmo estão relacionados, acontecem juntos, mas são conceitos diferentes.
É importante destacar que em situações de tratamentos para a próstata, os homens podem experimentar diminuição ou ausência da ejaculação, ou seja, podem não expelir o volume ejaculado, mas ainda podem experimentar o prazer do orgasmo. Isso é comum e não significa necessariamente uma perda do prazer sexual.
Uma preocupação que muitos homens têm é que a diminuição da ejaculação possa interferir na vida sexual e na satisfação do casal. Na maioria das vezes, isso não é um problema significativo. Embora possa haver uma redução na fertilidade, em relação ao prazer sexual e à satisfação, os homens geralmente mantêm a capacidade de sentir orgasmo e desfrutar do ato sexual.
É importante destacar que a ereção, outro aspecto da função sexual masculina, é um processo separado da ejaculação e do orgasmo. A próstata não tem relação direta com a ereção dos homens, mas os nervos que levam o estímulo ao pênis para a ereção passam muito próximo da próstata, e as cirurgias de remoção completa para tratar o câncer de próstata podem, em alguns homens, comprometer a função erétil.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: