Câncer de próstata e carne vermelha. Existe relação?
Câncer de próstata e carne vermelha. Existe relação?
Será que a abstenção de carne diminui o risco de câncer? Será que câncer de próstata e carne vermelha existe relação?
Um estudo recente de Oxford investigou. Acompanharam 470 mil pessoas por 11 anos, divididas em três grupos:
1. mais de cinco porções semanais de carne vermelha; 2. apenas peixes; 3. vegetarianos. Cerca de 50 mil desenvolveram câncer no intestino, próstata ou mama.
Comparando esses grupos, aqueles que só consumiam peixe reduziram em 10% as chances de câncer, enquanto os vegetarianos tiveram redução de 15%, em relação ao grupo que consumia muita carne vermelha.
No caso do câncer de próstata, essa diferença foi ainda maior. O grupo que optou apenas por peixes reduziu em 20% as chances de câncer em comparação com os que consumiam carne vermelha em excesso, enquanto os vegetarianos tiveram uma redução de mais de 30%.
No entanto, os autores ressaltam que não podem afirmar uma relação direta ou causal, pois outros fatores podem estar envolvidos. São necessárias mais pesquisas para entender essa relação.
Em resumo e respondendo a pergunta, câncer de próstata e carne vermelha, existe relação? O estudo sugere que reduzir o consumo de carne vermelha, preferir peixes ou adotar uma dieta vegetariana pode diminuir o risco de câncer no intestino, próstata e mama, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar essa relação.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: