A hiperplasia benigna da próstata pode virar câncer?
O aumento benigno da próstata, também chamado de hiperplasia da próstata, tem relação com câncer de próstata? O aumento benigno pode virar câncer?
Uma dúvida muito frequente no consultório que os homens me perguntam quando descobrem que sua próstata está aumentada de tamanho, geralmente por meio de exames de imagem ou toque, é se esse crescimento da próstata pode representar um maior risco de câncer.
A resposta é não! São mecanismos diferentes e situações diferentes. O crescimento benigno da próstata é uma condição natural que ocorre com o envelhecimento. Com o passar dos anos, a próstata pode aumentar de volume, e muitos homens podem precisar de tratamento devido a problemas urinários. No entanto, isso é diferente do câncer de próstata, que envolve um crescimento celular anormal na região da periferia da próstata. Importante destacar que o câncer de próstata, na maioria dos casos, não causa sintomas perceptíveis nos homens.
O fato de um homem ter uma próstata aumentada não aumenta o risco de desenvolver câncer na próstata. Vale lembrar que alguns homens podem ter uma próstata aumentada e também ter câncer de próstata, mas isso não significa que uma condição resulte na outra.
Portanto, a grande maioria dos homens pode ter a próstata aumentada com o envelhecimento, mas uma parcela muito menor vai desenvolver o câncer de próstata. A recomendação padrão é que, após os 40 anos, os homens consultem um urologista para avaliação, discutam seu histórico pessoal e familiar de saúde, e a partir daí, elaborem uma estratégia de acompanhamento personalizada.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: