A escada do tratamento da hiperplasia
Existem muitas formas de tratarmos os homens com próstatas aumentadas. Eu separo de uma forma didática para os pacientes o que chamo de “escada de tratamento” para hiperplasia. O que é isso?
Imagine uma pequena escada com três degraus. O primeiro degrau é o tratamento com medicamentos. São comprimidos que os homens tomam diariamente para aliviar os sintomas da hiperplasia.
Subindo um degrau na escada, temos os tratamentos minimamente invasivos, que chamamos de MIST. São tratamentos que têm menos invasividade do que uma cirurgia, podem ser realizados em clínicas e permitir que os pacientes voltem para casa no mesmo dia.
Finalmente, o terceiro degrau é o tratamento cirúrgico para a hiperplasia prostática, que inclui a ressecção transuretral da próstata (RTU), cirurgias a laser, como a vaporização com laser verde, ou a enucleação da próstata, conhecida como HOLEP.
A escolha do degrau na escada de tratamento depende de vários fatores, incluindo a severidade dos sintomas urinários, o acesso à tecnologia médica, a cobertura do plano de saúde e a preferência do paciente. Quanto mais alto o degrau, mais eficaz tende a ser o tratamento, mas também pode ser mais invasivo. Por exemplo, cirurgias de enucleação podem permitir que os homens não precisem mais tomar medicamentos ou se preocupar com a próstata no futuro.
Lembre-se de que a escolha do tratamento deve ser discutida com um urologista, levando em consideração os benefícios e possíveis efeitos colaterais de cada opção.
Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube: