Biópsia de próstata por fusão
O câncer da próstata é uma doença silenciosa, e a grande maioria dos homens o descobre com exames preventivos anuais. São dois exames importantes após os 50 anos de idade: o exame de sangue chamado PSA TOTAL e o exame do toque.
Quando existem alterações nesses exames, precisamos continuar a investigação, e um exame de imagem muito sofisticado chamado Ressonância Magnética da Próstata deve ser realizado. A ressonância pode encontrar nódulos na próstata, e será preciso a retirada de pequenos fragmentos da próstata com uma agulha para estudo no microscópico, exame chamado de Biópsia da Próstata.
Com o homem dormindo (anestesia), classicamente a biópsia é realizada por um pequeno aparelho de ecografia, que mostra os contornos da próstata e nos guia para a retirada dos fragmentos. Hoje em dia, temos a ajuda da tecnologia, e podemos juntar em tempo real as imagens muito precisas da ressonância com as imagens clássicas da ecografia, e com isso realizar uma biópsia mais precisa. Esse procedimento se chama Biópsia de Fusão.