urologia curitiba

Tratamentos para a próstata sem interferência na vida sexual? Rezum vs Urolift

Muitos homens quando têm a próstata aumentada buscam tratamentos que possam ser efetivos, possam fazê-los urinar com uma qualidade melhor, mas que também não tenham interferência na vida sexual, já que os tratamentos para próstata podem sim ter efeitos negativos na parte sexual. E aí vêm os tratamentos minimamente invasivos e aqui eu vou comparar dois que estão no mercado brasileiro: o REZUM e o UROLIFT.

Quando os homens têm a próstata aumentada, e aqui no site temos textos e vídeos explicando por que a próstata dos homens aumenta e o que os homens podem sentir, os homens habitualmente têm alterações na parte urinária. Eles podem ter o jato da urina mais fraco e mais demorado, podem ter a sensação de esvaziar pior a sua bexiga. Também pode acontecer o gotejamento ao terminar de urinar, assim como sintomas de bexiga hiperativa, como a urgência e aumento da frequência urinária, especialmente de noite.

A próstata é um órgão que ajuda na produção do esperma dos homens, e por isso os tratamentos da próstata estão diretamente relacionados com a questão sexual. As medicações costumam ser o primeiro passo no tratamento da hiperplasia prostática, entretanto temos estudos científicos que mostram que até 70% dos homens param de usar remédio em 12 meses, seja porque não querem continuar tomando remédio contínuo ou por sentirem efeitos negativos colaterais, em especial na parte sexual. E um percentual grande dos homens também, não desejam fazer cirurgia da próstata. Qual seria o meio do caminho? O meio do caminho seria um tratamento minimamente invasivo, que  hoje no mercado brasiliero temos algumas opções.

São tratamentos relativamente recentes por aqui, mas com experiência suficiente de alguns anos no resto do mundo. Dois deles se chamam REZUM e UROLIFT. Esses são nomes dados pelas empresas, mas na verdade o nome técnico do REZUM é a injeção de vapor de água utilizando energia convectiva. E o UROLIFT seria implante de próteses (grampos) que fazem a suspensão, a elevação e a abertura do canal urinário. Pois bem, qual a diferença de um e de outro, começando com o REZUM?

O REZUM é um tratamento que injeta vapor de água com alta temperatura dentro da próstata. O estudo mais importante com o REZUM acompanhou homens que fizeram o procedimento e comparou os resultados com pacientes que fizeram um procedimento fake, o que a gente chama na medicina de sham. (foi colocado a câmera, mas não foi injetada a energia). Os homens não sabiam qual grupo eles estavam na pesquisa. Os resultados comparados foi a avaliação de questionários de sintomas, ou seja, quanto os homens melhoraram os sintomas, e também um teste de avaliação objetiva do jato da urina, que nós chamamos de fluxometria.

Depois de cinco anos, os homens que fizeram o tratamento com REZUM tiveram uma melhora tanto dos questionários quanto do fluxo de urina em cerca de 50% dos homens. Também, após cinco anos, a chance desses homens precisarem de um novo tratamento cirúrgico foi de 4,4%. 

Porém, embora seja bastante efetivo e um tratamento bastante rápido – o procedimento demora em torno de 10 minutos – existem alguns efeitos colaterais possíveis. Em torno de 17% dos homens tiveram dor, dificuldade ou ardência para urinar depois de tirarem a sonda nos primeiros dias. Isso pode ser contornado com medicações. Cinco por cento tiveram dificuldade para urinar depois de tirar a sonda, e também mais 5% perceberam redução na quantidade de líquido que ejaculam. A maioria, 95%, não percebeu diferença na questão de ejaculação.

Pois bem, já em relação ao UROLIFT, também entramos com a câmera pelo canal urinário, e grampeamos e abrimos o canal urinário, especialmente na parte anterior da próstata. E com isso, os homens conseguem ter um fluxo e uma vazão melhor da urina. O UROLIFT também teve um estudo importante nos Estados Unidos, um estudo em 18 centros nos Estados Unidos com mais de 200 homens. E de novo, se avaliou os mesmos questionários de sintomas e o fluxo urinário. No UROLIFT houve uma melhora de 36% a 52% dos homens, um percentual muito parecido de melhora em cinco anos em comparação ao REZUM.

Já o UROLIFT, a chance de retratamento em cinco anos foi descrita em 13,6%. Mostra-se um tratamento bastante efetivo e seguro, em especial nos homens que desejam preservar a sua qualidade sexual, preservar a questão ejaculatória.

 

Quer saber mais?
Clique no link abaixo e confira meu vídeo no YouTube:

Posts similares